Se me perguntassem qual
“pássaro” eu gostaria de ter sido, certamente eu responderia que gostaria de
ter sido um Thunderbolt P-47, o Grande Caça da 2ª Guerra,
também conhecido como "Jug" que quer dizer Jarro. Foi o maior, mais
caro e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único
motor de combustão interna.
Foi um dos principais caças
da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo
utilizado também por outras forças aliadas durante o conflito, incluindo a
Força Expedicionária Brasileira. O P-47 era eficiente em combates aéreos, mas
provou-se especialmente hábil como caça-bombardeiro. Era equipado com oito
metralhadoras calibre “Ponto 50”, quatro por asa.
Carregado com carga total,
seu peso podia chegar a oito toneladas. Foi o primeiro modelo de avião dotado
de borrachas de autovedamento no tanque de gasolina, o que permitia levar tiros
diretamente no tanque, e a gasolina não vazar e foi o primeiro a ter a
capacidade de carregar bombas de 277kg. Tendo sido, como caça escolta, ele e
outros modelos de caça aliados substituídos em 1944 pelo P-51 Mustang, que
tinha autonomia para acompanhar os bombardeiros na ida e volta de seus
objetivos.
Assim a partir de 1944,
passou a caça-padrão de ataque ao solo, sendo assim utilizado por outras forças
aéreas aliadas durante o restante da Segunda Guerra Mundial, como a força aérea
vermelha da então União Soviética, a real britânica, em especial pelos indianos
na frente birmanesa, pelo 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira na
campanha da Itália e pelo Esquadrão 201 da Força Aérea Mexicana na campanha de
retomada das Filipinas. Há casos de P-47 voltarem com apenas uma das asas
inteira e, ainda assim pousar, taxiar e parar suavemente na pista. Lendo o
texto de Nicholas Mastrangelo- Chefe do Dept. de Publicações Técnicas, Republic
Aviation Corp., podemos ter uma ideia desta incrível máquina. O Thunderbolt foi
projetado com um aileron de forma arredondada, capota ejetável, controles de
superfície todo em metal e foi o primeiro avião a reduzir a carga sobre o pedal
do leme através do uso de compensador.
Durante sua a criação e
concepção, seu projetista explorou todas as vantagens conhecidas e,
primeiramente, adotou a eficiência de um monomotor, single-fuselage com
a menor envergadura possível. Seu sistema de superalimentação, o qual ocupava
um volume considerável na fuselagem, projetado para fornecer uma pressão
52" Hg até níveis estratosféricos para seu motor de 2800 pol³. Uma vez que
a hélice convencional de três pás não era adequada ou até mesmo capaz de
aproveitar toda a potência do motor, uma de quatro pás foi instalada, por
coincidência, o P-47 serviu como primeira plataforma de testes para aquele tipo
de hélice. Desenvolvimento da expansão interna da capacidade de combustível do
P-47, pode se dizer, tem maior alcance de combate que qualquer caça. Dentre
os warbirds remanescentes da Segunda Guerra, certamente
o Thunderbolt é um dos mais numerosos.
Foi o caça americano em
maior número durante a guerra - também criou uma legião de admiradores que
talvez só perca para a do Mustang, outro clássico de sucesso.
Amplamente empregado por nações ao redor do mundo, principalmente após a
Segunda Guerra, o P-47 pode ser encontrado em museus de quase todos os países
em que operou. Além disso, há também os que ainda voam, normalmente se
apresentando em shows aéreos como o de Oshkosh e a CAF Airshow.
Nesse caso, são Thunderbolts com esquemas de pintura
reproduzindo aviões famosos pilotados por ases e que são conhecidos pelos seus
apelidos como "Tarheel Hal" ou "Cheek Baby". Sem
dúvida, saber o cadastro de todos os Thunderbolts espalhados
pelo mundo, com informações sobre seu estado de conservação é uma tarefa
complicada.
O Warbirds Resource
Group, uma organização dedicada a preservar a memória das antigas aeronaves
de combate, se encarregou de acompanhar o destino não só dos Thunderbolts,
mas de todos os aviões que sobreviveram até os dias atuais. Ao todo, eles
contaram 73 P-47s espalhados ao redor do mundo. As histórias são tantas em
torno desta máquina, seus conflitos, modelos, restrições, suas ações incríveis,
fases, aeronaves muito equipadas, , rivais, missões, marcas e lembranças...E se
eu realmente tivesse sido este tipo de “pássaro”, com todas estas belas
especificações, estaria voando até hoje, preenchida deste incrível céu, em dias
maravilhosos de brigadeiro...
* Imagem Sulla Mino
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